A ordem foi para destruir completamente todas as pessoas de Jericó, uma cidade Cananeia, que fica logo após o rio Jordão. Dessa cidade só escaparia a prostituta Raabe e as pessoas que estivessem com ela dentro de sua casa, como recompensa de ter escondido os dois espias israelitas enviados por Josué, para sondar a situação militar e emocional de seus inimigos.
Em êxodo 20.13, está o mandamento dado por Deus: “Não matarás”, mas logo adiante ele manda Josué matar:
“A cidade, porém, com tudo quanto nela houver, será anátema ao Senhor; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos” Josué 6.17.
A ordem foi para destruir completamente todas as pessoas de Jericó, uma cidade Cananeia, que fica logo após o rio Jordão. Dessa cidade só escaparia a prostituta Raabe e as pessoas que estivessem com ela dentro de sua casa, como recompensa de ter escondido os dois espias israelitas enviados por Josué, para sondar a situação militar e emocional de seus inimigos.
Se Deus mandou matar, então qual é a validade do mandamento “Não matarás”?
As duas questões estão descritas para situações diferentes e com aplicações diferentes. Consideremos que toda sociedade possui regras sociais e jurídicas, regidas por códigos civil e penal. Nestas sociedades existem os tribunais e o supremo tribunal. Para julgar as ações das nações já existe em nossa era a ONU, Organização das Nações Unidas. Quando o tribunal não puder resolver o caso, o supremo tribunal resolverá. Quando este não puder resolver a ONU resolverá. Mas e quando a ONU estiver falhando em seu papel moral e ético na regência das nações? Então Deus entrará para resolver a questão. No caso dos 10 mandamentos, podemos observar que são o resumo de todas as leis morais e cívicas da sociedade de Israel. Nenhuma sociedade permite que alguém, livremente e sem punição, saia matando a esposa e os filhos, ou os vizinhos, ou os colegas de trabalho, porque o mandamento “não matarás” está implícito na consciência da sociedade, e caso isso aconteça o homicida será punido pela justiça da sociedade. Dessa forma esse mandamento era aplicado para a sociedade, mas não era aplicado para as questões de guerra e de batalha de povo contra povo ou de nação contra nação.
A cidade de Jericó foi julgada porque estava em decadência moral, social e espiritual. Deus poderia ter mandado fogo para destruí-la assim como fez com Sodoma e Gomorra, mas não fez dessa forma porque Sodoma e Gomorra foram casos únicos, assim como o dilúvio, o qual não se repetirá. Então para a destruição das cidades de Canaã, Deus decide usar como ferramenta punitiva a Israel. A questão de Deus mandar matar povos juntamente com mulheres e crianças é que estes são responsabilidades dos homens, por essa razão não dar para os pais se esconderem por trás de suas crianças na hora de serem julgados. Outras cidades ainda foram ordenadas por Deus para a destruição como a Seom, rei dos amorreus. Nessa situação o comando estava com Moisés:
“Também naquele tempo lhe tomamos todas as cidades, e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum” Deuteronômio 2.34.
Em outra situação o comando estava com Saul, o primeiro rei de Israel. Este deveria destruir os Amalequitas totalmente:
“Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos” 1 Samuel 15.3
Todavia, a ênfase da Bíblia é de que Deus é bom, e que até na ora da punição do perverso, a vontade de Deus é de que o perverso se converta e viva:
“Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” Ezequiel 18.23.
Por Agnaldo Oliveira
VÍDEO DE REFLEXÃO SOBRE O TEMA.
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Diante de Jesus, todo joelho se dobrará.